+

Notícias

Notícias do site

Atendimento ao Público novo coronavírus (COVID-19)

Considerando a Portaria nº 122/2020-GRE.
Considerando a atual situação quanto à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A Secretaria da DEX, comunica que não haverá atendimento ao Público presencial, apenas atendimento estritamente EMERGENCIAIS via e-mail, ou WhatsApp 3011-3796, a partir de 19/03/2020, por tempo indeterminado.
Esclarecemos que possuímos Sistemas de Tramitação online de Projetos, Cursos e Eventos, além da emissão de certificados e controle de bolsas.
Acesse a opção desejada ao lado e em caso de dúvida envie e-mail conforme o assunto.

Equipe DEX

Orientações Atividades de Extensão e Cultura sobre o COVID-19 (coronavírus)

Estamos vivendo um momento importante da epidemia de infecção pelo vírus COVID-19 (coronavírus) e, entendemos a partir dos estudos e experiências dos outros países que neste momento, o isolamento social será importante para reduzir a propagação. Neste sentido, a UEM tem um comitê trabalhando diariamente com as informações oficiais para tomar as melhores decisões possíveis, diante de evidências científicas e evitar pânico ou notícias falsas.

Diante das características do momento, e também da natureza de nossas ações de Extensão e Cultura que, envolvem diretamente o trabalho com a sociedade, entendemos que não devemos manter atividades que possam colocar nossos estudantes em risco. Deste modo, a partir de debate no Comitê na manhã de hoje decidimos recomendar para a PEC que:
1 - Sejam planejadas atividades domiciliares para os bolsistas de extensão da categoria PIBIS e PIBEX. Solicitamos que, a partir de amanhã estes estudantes fiquem em suas residências e, acompanhados remotamente por seus orientadores (fone, videoconferência, whatts app, skipe, entre outras formas).
2 - Sejam dispensadas das atividades os voluntários vinculados a projetos de Extensão e Cultura até o retorno das atividades normais na UEM.

Ressalto que os estagiários vinculados à Central de Estágio deverão também, a partir de amanhã, cumprir suas atividades em domicílio, conforme orientação do decreto do governador.

Por fim, bolsistas diretamente dos programas USF da SETI receberão até o final do dia a orientação da própria superintendência ou da PEC sobre este posicionamento.

Reforcem por favor com seus estudantes a importância do verdadeiro afastamento social, não apenas na UEM mas em outros locais, para que possamos conter a propagação do vírus.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att
Débora de Mello Gonçales Sant´Ana
Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UEM - PEC

Inserção Curricular Extensão - Consulta Pública

 
Segundo a Lei Federal 13.005/2014 que estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-202, em sua Meta 12, estratégia 12.7, a Educação Superior deverá assegurar no mínimo 10% do total de créditos curriculares para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. Visando esclarecer as formas de implantação desta inserção curricular da extensão, o MEC/ CNE publicou a Resolução 07 de 18 de dezembro de 2018.
 
Para o atendimento desta lei a UEM criou uma Comissão especial para estudo desta resolução e escrita de Minuta a ser apresentada ao CEP visando a definição dos procedimentos internos. Esta comissão, formada por membros da PEN e da PEC além de representantes do corpo docente e técnico, trabalhou ao longo de 2019 na redação de uma proposta de minuta.
 
Apresentamos a proposta de minuta a ser encaminhada ao CEP/UEM para consulta pública e recebimento de sugestões de toda comunidade acadêmica.
 
 
Segundo nosso calendário, o texto fica aberto para consulta e recebimento de sugestões até o dia 15 de abril de 2020. As sugestões devem ser encaminhadas por email para o sec-pec@uem.br. Após o recebimento das sugestões, a comissão avaliará e preparará o texto a ser enviado ao CEP, com previsão de que isso aconteça até início de maio deste ano.
 
Agradecemos antecipadamente a atenção e o apoio e estaremos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Att
 
Débora de Mello Gonçales Sant´Ana (em nome da equipe da Comissão) 
Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UEM - PEC
Bloco A34.  Sala 2. Fone:(44) 3011- 3791whatsapp logo

Cursos e Eventos de Extensão com Tramitação Online

O Sistema entrará em funcionamento de forma experimental por 30 dias, possibilitando a abertura de novos Cursos e Eventos tanto de forma online, como da tradicional, em papel, o chamado "processo de capa verde", e após o período de testes, passará a funcionar  exclusivamente online.

Esclarecemos que o novo sistema não tem nenhum vínculo com o SGP, ou seja, são sistemas distintos, permanecendo o Sistema de Projetos (Projetos de Extensão de longa duração) sem nenhum tipo de mudança.

Para eventuais problemas que possam ocorrer durante o período de testes  solicitamos entrar em contato via WhatsApp (3011-3796) ou e-mail: dex.cursoseeventos@uem.br

Equipe DEX