Orientações Atividades de Extensão e Cultura sobre o COVID-19 (coronavírus)
Estamos vivendo um momento importante da epidemia de infecção pelo vírus COVID-19 (coronavírus) e, entendemos a partir dos estudos e experiências dos outros países que neste momento, o isolamento social será importante para reduzir a propagação. Neste sentido, a UEM tem um comitê trabalhando diariamente com as informações oficiais para tomar as melhores decisões possíveis, diante de evidências científicas e evitar pânico ou notícias falsas.
Diante das características do momento, e também da natureza de nossas ações de Extensão e Cultura que, envolvem diretamente o trabalho com a sociedade, entendemos que não devemos manter atividades que possam colocar nossos estudantes em risco. Deste modo, a partir de debate no Comitê na manhã de hoje decidimos recomendar para a PEC que:
1 - Sejam planejadas atividades domiciliares para os bolsistas de extensão da categoria PIBIS e PIBEX. Solicitamos que, a partir de amanhã estes estudantes fiquem em suas residências e, acompanhados remotamente por seus orientadores (fone, videoconferência, whatts app, skipe, entre outras formas).
2 - Sejam dispensadas das atividades os voluntários vinculados a projetos de Extensão e Cultura até o retorno das atividades normais na UEM.
Ressalto que os estagiários vinculados à Central de Estágio deverão também, a partir de amanhã, cumprir suas atividades em domicílio, conforme orientação do decreto do governador.
Por fim, bolsistas diretamente dos programas USF da SETI receberão até o final do dia a orientação da própria superintendência ou da PEC sobre este posicionamento.
Reforcem por favor com seus estudantes a importância do verdadeiro afastamento social, não apenas na UEM mas em outros locais, para que possamos conter a propagação do vírus.
Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.
Att
Débora de Mello Gonçales Sant´Ana
Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UEM - PEC