+

Notícias

Notícias do site

Curso de Formação de Extensionistas - 2021

Extensão é tema de formação na UEM

Curso vai reforçar equipe de extensionistas da Universidade

Curso de Formação de Extensionistas é o título do curso, que começa na próxima semana, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e tem duração até seis meses.

A extensão universitária, junto com o ensino e a pesquisa, constituem o constitucional tripé que sustenta a formação universitária no Brasil. Mas nem todos os membros das comunidades universitárias tiveram oportunidade de vivenciar ações de extensão e se capacitarem para multiplicá-las.

“No dia a dia universitário, existem questionamentos como: - extensão para quê(m)?;  o que é e o que não é extensão? A observação deste contexto nos levou a questionar: seria importante uma formação inicial ou aperfeiçoamento sobre o tema? Assim, a PEC decidiu oferecer a oportunidade de se discutir essa e outras tantas questões. Especialmente, às vésperas, da implantação do processo de curricularização da extensão nas instituições de ensino superior”, lembra a pró-reitoria de Extensão, Débora de Mello Sant’ Ana.

O público-alvo da iniciativa são professores e técnicos de instituições de ensino superior, pós-graduandos, graduandos e interessados em geral na área de extensão universitária.

O curso teórico e prático será ministrado de forma híbrida, com encontros remotos em tempo real, de duas horas semanais, por meio da Plataforma Meeting, e atividades individuais assíncronas.  A carga horária total do curso é de 120 horas.

Estão sendo organizadas duas turmas de 90 vagas. Turma 1, às quintas-feiras, das 15h30 às 17h30; e Turma 2, às quintas-feiras, das 20 às 22 horas. As aulas vão de 19 de agosto a 27 de janeiro.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/DaonJQ3tpxry3ExR9.

O curso é gratuito para os extensionistas da UEM entre outras possibilidades de gratuidade. O investimento é de R$ 200, mas há descontos para diferentes categorias. É possível verificar no descritivo em anexo.

EDITAL VAGAS REMANESCENTES BOLSA PIBIS

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da DEX,  tendo como referência o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – FA-SETI/PIBIS UEM 2021/22, receberá de 03 a 08/08/2021  inscrições e Planos de Trabalho para seleção de BOLSAS DE INCLUSÃO SOCIAL, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, conforme Chamada Pública 08/2021, da Fundação Araucária/SETI, exclusivamente para as VAGAS REMANESCENTES, ao Edital 013/2021-PEC, conforme o que segue:

Edital 015/2021-PEC
Plano de Trabalho
Formulário de Inscrição

Maringá, 02 de agosto de 2021.

Equipe DEX

 

4º Encontro Anual de Extensão Universitária - 4º EAEX

O 4º Encontro Anual de Extensão Universitária (4º EAEX 2021) é um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito da extensão nacional em: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. O evento tem como objetivo apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020 e 2021. As atividades do evento incluem palestras convidadas, rodas de conversa, apresentações de trabalho e atividades culturais. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura espera mais uma vez um evento pleno de êxito e que contribua para a disseminação do conhecimento científico.

Para maiores informações acesse o site do evento (https://www.even3.com.br/eaex2021/)

Cronograma:

28 de Julho de 2021

Prof.ª Dr.ª Débora de Mello Gonçales Sant'Ana
Pró-Reitora de Extensão e Cultura - UEM 

Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Diretor de Extensão - UEM

Prof. Dr. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
Diretor de Cultura - UEM

Editais de Classificação Geral PIBIS e PIBEX

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC, através da Diretoria de Extensão  - DEX, divulga a CLASSIFICAÇÃO GERAL dos projetos (PIBEX) e dos(as) Acadêmicos(as) (PIBIS) para seleção de BOLSA DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA.

Será realizada posteriormente a Convocação dos selecionados tão logo seja publicado o quantitativo e o período de vigência das bolsas PIBEX e PIBIS da Fundação Araucária destinada à UEM, em Edital a ser ainda divulgado pela agência de fomento.

Os pedidos de recursos interpostos em razão do Resultado do Processo de Seleção deverão ser destinados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM, encaminhados por meio eletrônico, em formulário próprio, disponibilizado no site da DEX (http://www.dex.uem.br), devidamente justificados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação do Resultado para análise da Comissão Institucional de Bolsas de Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

- Edital 013/2021-PEC (PIBIS)
Edital 014/2021-PEC (PIBEX)
Formulário Recursos

Maringá, 27 de julho de 2021

Equipe DEX

Editais de Homologação Bolsa Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC, através da Diretoria de Extensão  - DEX, divulga as relações de projetos homologados para seleção de BOLSAS PIBIS e PIBEX, com recursos da Fundação Araucária, em forma de cadastro de reserva, condicionada ao quantitativo a ser divulgado pela  Agência de Fomento.

Os pedidos de recursos interpostos em razão do Resultado do Processo de Seleção deverão ser destinados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM, encaminhados por meio eletrônico, em formulário próprio, disponibilizado no site da DEX (http://www.dex.uem.br), devidamente justificados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação do Resultado para análise da Comissão Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

Edital 009/2021-PEC - PIBIS
- Edital 010/2021-PEC - PIBEX
Formulário Recursos

Maringá, 20 de julho de 2021

Equipe DEX

PRORROGADAS INSCRIÇÕES BOLSAS PIBIS e PIBEX

EDITAL nº 008/2021-PEC (PIBEX e PIBIS/FA-UEM – 2021/22

 A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tendo como referência o Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX (Chamada Pública 06/2021) e o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária - PIBIS (Chamada Pública 08/2021) da Fundação Araucária/SETI, torna público a PRORROGAÇÃO dos cronogramas constantes nos Editais nºs 06 e 07/2021-PEC, conforme o que segue:

 CRONOGRAMA

Divulgação dos critérios de seleção e cronograma ao PIBEX 2021/22

14/06/2021

Inscrição dos Candidatos com Planos de Trabalho

05 a 14/07/2021

Homologação das inscrições recebidas

21/07/2021

Classificação Geral dos inscritos na seleção de bolsas PIBEX 2021/22

27/07/2021

Edital de Convocação Assinatura do Termo de Compromisso

-

Assinatura do Termo de Compromisso dos BOLSISTAS conforme classificação dos selecionados e quantitativos concedidos pela FA/SETI

-

 

C O M U N I C A D O - 2

Bolsistas e Orientadores Bolsa Extensão (Recursos Internos)

Vimos informar que devido a falta de condições financeiras da UEM em pagar as BOLSAS DE EXTENSÃO liberadas através da Resolução 087/2021-CAD, informado através de Ofício conjunto PLD/PAD, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PEC,  COMUNICA que está viabilizando, através de recursos próprios, a quitação das bolsas referente ao mês de junho de 2021 até o próximo dia 15.

Maringá, 09 de julho de 2021.

C O M U N I C A D O

Bolsistas e Orientadores Bolsa Extensão (Recursos Internos)

Devido aos graves problemas financeiros sofridos pela Universidade Estadual de Maríngá em decorrência do não repasse dos recursos pelo Governo do Estado para sua manutenção, COMUNICAMOS que as bolsas pagas com recursos internos não serão pagas este mês no prazo habitual (quinto dia útil) e sem previsão do mesmo. Assim que houver disponibilidade financeira, será feito o crédito.

Conforme estabelece o Termo de Compromisso assinado entre as partes e a Resolução 087/2021-CAD, em seu Artigo Primeiro, “Art. 1º Aprovar a distribuição do quantitativo de bolsas oferecidas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o ano de 2021, conforme Anexo I, respeitada a previsão orçamentária aprovada segundo o Parecer nº 002/2021-CAD respeitando ainda as modificações que advenham da aprovação do orçamento no Conselho Universitário (COU) e, havendo insuficiência de recursos para implementação das bolsas relacionadas no Anexo I, que seja reduzido o número de meses que cada modalidade de bolsa será paga” e também a Cláusula Sétima que estabelece a possibilidade  de alteração ou rescisão, mediante prévia comunicação, COMUNICAMOS a SUSPENSÃO DE TODOS OS TERMOS DE COMPROMISSOS referentes ao Edital 005/2021-DEX até que a situação volte à normalidade..

Vale ressaltar que a PEC/DEX toma esta decisão de SUSPENDER O CONTRATO no sentido de não manter o Bolsista comprometido com um contrato que pode não apresentar um retorno financeiro,  possibilitando ao mesmo a inscrição nos Editais PIBIS (Cotistas) e PIBEX que estão abertos até próximo dia 11/07, os quais contam com recursos da Fundação Araucária.

 

Maringá, 07 de julho de 2021.

 

SEURS - 2021

Serão aceitas solicitações de inscrição de trabalhos referentes à seleção interna para composição da Delegação que representará a UEM no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), no período de 15 a 17 de Setembro de maneira on-line e organizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) com o tema “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”.

As Inscrições dos Programas ou Projetos candidatos serão feitas  de 17/07/2021 a  31/07/2021, Somente on-line (https://forms.gle/aXdR6Thzdq7DRSrE9), sendo necessário estar logado com o e-mail institucional para fazer a inscrição.

O Regulamento e o modelo do artigo, no formato pdf, estão no site oficial – (https://seurs.iffarroupilha.edu.br/regulamento).

Edital 006/2021-DEX

06/07/2021

Equipe DEX

BOLSAS FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

CRONOGRAMA DE EDITAIS PARA SELEÇÃO DE

BOLSAS DE EXTENSÃO  (PIBIS e PIBEX)

FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

Divulgação dos critérios de seleção e cronograma Bolsas PIBIS e PIBEX 2021/22

- Edital – 006/2021-PEC – PIBIS -Cotista (cronograma corrigido)

   - Plano de Trabalho - PIBIS (Anexo I)

- Edital – 007/2021-PEC- PIBEX - (cronograma corrigido)

   - Plano de Trabalho - PIBEX (Anexo I)

Atenção: Quadro Sinótico será preenchido online no dia da inscrição.

 

 

 

14/06/2021

Fichas de Inscrição dos Candidatos e Projetos, com respectivo Planos de Trabalho (para acessar formulário é obrigatório login Gmail ou UEM).

- PIBIS – Inscrição feita pelo aluno (12 a 20 horas semanais)

- PIBEX – Inscrição feita pela Coordenação (20 horas semanais)

 

 05 a

11/07/2021

 

Homologação das inscrições recebidas

19/07/2021

Classificação Geral dos inscritos na seleção de bolsas PIBIS 2021/22

26/07/2021

Previsão de Vigência do contrato

- R$ 400,00 mensais

01/09/2021

a

31/08/2022

EXCLUSIVO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO DE LONGA DURAÇÃO, COM

COORDENADORES EM SITUAÇÃO REGULAR JUNTO A DEX

Convocação Projetos Selecionados para Bolsa Extensão

Tendo em vista a publicação da Resolução 087/2021-CAD, a DEX convoca através do Edital 005/2021-DEX os 54 projetos selecionados, com o quantitativo proporcional dentro de cada Campus, para indicar um(a) Bolsista, já pré selecionado, para emissão de Termo de Compromisso.

O Termo de Compromisso terá vigência de 07 (sete) meses, iniciando em 01/06/2021, com o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) de bolsa, para uma jornada de 20 horas semanais.

O link para o cadastro será enviado ao e-mail de cada Coordenador(a) contemplado(a), caso não receba solicitamos entrar em contato via whatsapp 4430113796 para o devido envio.

Edital 005/2021-DEX.

18/05/2021

Equipe DEX

 

Classificação Geral Bolsa Extensão 2021

A Diretoria de Extensão  - DEX, divulga, através do Edital 004/2021-DEX a CLASSIFICAÇÃO GERAL dos projetos para seleção de BOLSA EXTENSÃO  UEM (Recursos Internos), em forma de cadastro de reserva, condicionada a aprovação de Resolução específica do CAD - Conselho de Administração da UEM.

Após publicação de Resolução específica de 2021 do CAD, em análise, e dependente da liberação de recursos para tal natureza, será realizada a CONVOCAÇÃO dos Projetos selecionados conforme o quantitativo liberado, e em Edital próprio da DEX.

Os pedidos de recursos interpostos em razão do Resultado do Processo de Seleção deverão ser destinados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM, encaminhados por meio eletrônico, em formulário próprio, disponibilizado no site da DEX (http://www.dex.uem.br), devidamente justificados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação do Resultado para análise da Comissão Institucional de Bolsas de Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

Edital 004/2021-DEX
Formulário Recursos

Maringá, 26 de abril de 2021

Equipe DEX

Edital de Homologação Bolsa Extensão 2021

A Diretoria de Extensão  - DEX, divulga, através do Edital 002/2021-DEX a relação de projetos homologados para seleção de BOLSA EXTENSÃO  UEM (Recursos Internos), em forma de cadastro de reserva, condicionada a aprovação de Resolução específica do CAD - Conselho de Administração da UEM.

Os pedidos de recursos interpostos em razão do Resultado do Processo de Seleção deverão ser destinados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM, encaminhados por meio eletrônico, em formulário próprio, disponibilizado no site da DEX (http://www.dex.uem.br), devidamente justificados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação do Resultado para análise da Comissão Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

- Edital 002/2021-DEX
- Formulário Recursos

Maringá, 19 de abril de 2021

Equipe DEX

SELEÇÃO DE BOLSAS REPOPAR/SETI

A coordenação do projeto de extensão “CRIAÇÃO DA REDE DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA DO PARANÁ – REPOPAR/SETI” torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de bolsistas, nas modalidades Profissional Graduado (Edital 002/2021) e Estudante de Graduação (Edital 003/2021), conforme Ato Administrativo No 01-2020/UGF, por tempo determinado, para atuar junto à PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PEC/UEM, em parceria com a Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de tecnologia social de comunicação científica com alto poder de reprodutibilidade, visando habilitar novos profissionais e estimular experiências de divulgação científica competentes e comprometidas com a democratização da ciência, em especial, aquelas desenvolvidas por pesquisadores e acadêmicos do Paraná.

As informações para concorrer às vagas estão nos editais abaixo:
- Edital 002/2021- PEC
- Edital 003/2021- PEC

Maringá, 13 de abril de 2021.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Caderno de Extensão mostra que UEM se reinventou no período da pandemia

Publicação registra dezenas de ações que garantiram o apoio da comunidade acadêmica à população

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UEM) lança, nesta sexta-feira, mais uma edição do Caderno de Extensão Sebastião, Edição Especial, nº 17. O tema é "Extensão Universitária na Pandemia". A publicação resume dezenas de ações realizadas em 2020, quando a maior parte das atividades extensionistas teve que ser reinventada por causa da necessidade de isolamento social.

A extensão sempre se caracterizou por ser uma etapa prática da vida acadêmica. As ações têm como característica serem realizadas no território, nas ruas, em contato com as pessoas, que, nessa relação, trocam saberes.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Sant’Ana, os projetos de extensão levam os integrantes a viverem experiências por meio do intelecto, das emoções e dos sentidos:  visão, audição, tato, olfato, paladar e propriocepção; isto é, percepção de si mesmo. Por isso, contribuem com o desenvolvimento não só teórico, mas pleno do profissional em formação, tornando-o sensível às di­ficuldades e aos desafios pessoais e de toda a sociedade, que também ganha na troca com alunos, professores e servidores da Universidade.

“Nos últimos 14 meses, a vivência no campo está suspensa por causa da pandemia. Em março de 2020, o aumento da circulação do novo coronavírus nos assustou e determinou o distanciamento social e privação do convívio físico. Neste contexto, toda a Universidade Estadual de Maringá teve que se reinventar, especialmente os extensionistas, que ampliaram jornadas de trabalho, aprenderam técnicas e tecnologias e passaram a desenvolver ações de extensão redimensionadas, porque o momento demandava a manutenção de atividades que ajudassem no enfrentamento da pandemia. Não podíamos parar”, esclareceu a pró-reitora.

Registro – Essa edição do Sebastião, então, faz um resumo breve de parte das ações desenvolvidas na forma de uma nova extensão universitária: o modelo remoto. Em um mundo em que o relacionamento com o outro e com o ambiente mudou, fica claro, nos registros feitos em texto, que a extensão também não é a mesma. “Neste jornal, mostramos um pouco desta realidade”, esclarece a professora Débora.

A docente ainda faz questão de lembrar que a comunidade universitária “precisa se manter em pé, porque é ainda extremamente necessária neste contexto de pandemia. Ainda existem pessoas e comunidades vulneráveis, que necessitam de nossas ações. Esse Sebastião traz muitas experiências que podem nos servir de inspiração para novas ações”, disse a pró-reitora.

O reitor Júlio César Damasceno destacou que a Universidade nunca parou, desde a decretação da pandemia, em março de 2020, “e não se cansa de planejar e executar ações, em todas as áreas, para dar o apoio que a nossa comunidade necessita. A pandemia não acabou e nem a energia dos nossos extensionistas para dar a mão àqueles que estão vulneráveis”.

A produção do Caderno Sebastião tem o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASC/UEM), por meio do assessor Elias Gomes de Paula. A edição é de responsabilidade da jornalista da ASC e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho. Ela redigiu as matérias e supervisionou a produção textual dos bolsistas da PEC, os alunos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM: Karoline Yasmin Cera da Silva; Lorena Moura; Rafael Assunção; Maria Eduarda Oliveira; Valéria Quaglio; e Milena Massako Ito. Esta última também atuou como revisora. A editoração e a capa foram feitas pelo jornalista e assessor da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), André Luís Scarate.

As edições do Sebastião podem ser acessadas neste link.

Edital Bolsa Extensão - UEM

Serão aceitas as solicitações referentes à BOLSA EXTENSÃO  UEM (Recursos Internos), em forma de cadastro de reserva, condicionada a aprovação de Resolução específica do CAD - Conselho de Administração da UEM, conforme Editais e Cronograma abaixo:

Divulgação dos critérios de seleção e cronograma 2021

30/03/2021


Inscrição
 dos PROJETOS Candidatos

05 a 11/04/2021

Homologação das inscrições recebidas

19/04/2021

Classificação Geral dos inscritos na seleção de bolsas 2021

26/04/2021

Edital:
Edital 001/2020-DEX (Edital e Critérios de Seleção)
                          - Ficha de Inscrição (aberta até o dia 11/04/2021)

Esta ano a indicação do(a) BOLSISTA acontecerá apenas na convocação, evitando as constantes substituições, além da PEC/DEX solicitar que o valor da bolsa passe para R$ 400,00, com redução para 54 bolsas, caso não exista recursos.

O Edital de Convocação, com a solicitação da indicação do(a) Bolsista e posterior Assinatura do Termo de Compromisso serão divulgados somente após o CAD divulgar a Resolução específica com o quantitativo de bolsas para o ano de 2021.

Para maiores informações veja os contatos via WhatsApp no menu a sua direita.

Equipe DEX

Projeto "UEM contra o novo coronavirus" é tema da Edição Especial do Caderno de Extensão "Sebastião"

                             Edições Anteriores

Está no ar o Caderno de Extensão Sebastião, Edição especial nº 16, "UEM no combate do coronavírus". A publicação resume as ações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em uma grande iniciativa de enfretamento à infecção pela Covid-19, no Paraná, que se encerra agora, em janeiro, depois de meses de muito trabalho.

A UEM foi chamada, junto com outras Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a fazer parte deste Projeto, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UEM). Atendeu à solicitação e se engajou em atividades diversas, que envolveram mais de 250 bolsistas, além de dezenas de servidores e profissionais da saúde.

“Todos sabem que os pesquisadores e cientistas, especialmente, das universidades públicas, onde estão reunidas as mentes brilhantes do nosso país, estão sempre prontos para resolver os problemas que afligem a população. Diante do momento de pandemia, arregaçaram as mangas para dar apoio à sociedade. Aqui no nosso Estado, boa parte das ações dessas pessoas se deu por meio deste Projeto, que, na nossa Universidade, ganhou o nome de “UEM contra o coronavírus”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade de Maringá, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana.

Editais – A iniciativa foi financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).  As solicitações de participação da UEM nesta empreitada vieram em forma de editais do governo do Paraná, e foi a eles que a Universidade atendeu.

O reitor Júlio César Damasceno destacou que a Universidade se preocupou em disponibilizar parte do efetivo do Projeto, “residentes e bolsistas, para auxiliar municípios e regiões com mais dificuldades de ter acesso às informações relativas à Covid-19”. Já o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, declarou que “o Projeto salvou vidas e a ação reafirma a importância da universidade pública, que cresce em momentos de crise”.

É sobre essa grande mobilização que a edição especial do Caderno Sebastião fala. Mostra como a Universidade direcionou conhecimento e pessoal para responder à sociedade, à demanda da pandemia. “A edição traz as histórias de médicos, extensionistas, estudantes, servidores da UEM, profissionais do nosso país, histórias que fortalecem o papel das nossas IEES”, reforçou Débora Sant’Ana. A pró-reitora lembra que os nomes de todos os envolvidos no Projeto podem ser acessados em um  link na última página da publicação.

A produção deste número do Sebastião teve o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASC/UEM), por meio do assessor Elias Gomes de Paula. A edição foi feita pela jornalista da ASC e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho, com o material produzido pela bolsista de comunicação do projeto, a jornalista Vanessa Bellei. A editoração e a capa são de responsabilidade do jornalista e assessor da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), André Luís Scarate. A revisão contou com o trabalho da estagiária de Comunicação e Multimeios da PEC, Milena Massako Ito.

 

Ana Paula Machado Velho

 

Final de ano 2020

 

Aproveitamos para informar que a partir do dia 21/12/2020 entraremos em recesso e retornaremos no dia 11 de janeiro de 2021.

Resultado Seleção Interna SEURS - 2020

Divulgado o resultado da  seleção interna para composição da Delegação que representará a UEM no 38o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que acontecerá no período de 17 a 19 de Novembro de maneira on-line e organizado pela UEL com o tema “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”.

De 14 a 20 de outubro os apresentadores deverão fazer as inscrições dos trabalhos no sistema SIGEC/UEL, por meio do seguinte link: www.uel.br/proex/seurs. Os certificados digitais de participação serão liberados posteriormente ao evento dependendo da confirmação de presença virtual no local das atividades extensionistas. Confira o Regulamento do evento no site oficial: http://www.uel.br/proex/seurs/

Edital 006/2020-DEX

09/10/2020

Equipe DEX

38 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)

Serão aceitas solicitações de inscrição de trabalhos referentes à seleção interna para composição da Delegação que representará a UEM no 38o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), no período de 17 a 19 de Novembro de maneira on-line e organizado pela UEL com o tema Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”.

As Inscrições dos Programas ou Projetos candidatos serão feitas  de 15/09/2020 a 06/10/2020, Somente on-line (https://forms.gle/vmttQbeSB3S8a9QR9), sendo necessário estar logado com o e-mail institucional para fazer a inscrição.

O Regulamento e o modelo do artigo, no formato pdf, estão no site oficial – http://www.uel.br/proex/seurs/).

Edital 005/2020-DEX

14/09/2020

Equipe DEX

 

Convocação Bolsistas Extensão

A PEC/DEX CONVOCA OS BOLSISTAS classificados inscritos no Processo de Seleção de Bolsas – 2020 - UEM, para assinatura de Termo de Compromisso.

Edital 004/2020-DEX

Esclarecemos que cada bolsistas convocado receberá no e-mail cadastrado no ato da inscrição, seu contrato para impressão e assinaturas, para devolução via e-mail, com assinatura digitalizadas até o dia 31/08/2020.

A não entrega do Termo implicará automaticamente na desistência da bolsa.

26/08/2020

Equipe DEX

CARTA EXTENSIONISTA

Prezados professores e agentes universitários extensionistas,

Estamos completando cinco meses de isolamento social e suspensão de atividades presenciais, nesta semana. Acreditamos que, mesmo nos pensamentos mais pessimistas, não tenhamos imaginado que teríamos ações remotas por tanto tempo.

No dia 17 de março, segundo as orientações da Reitoria e do Governo do Estado, enviamos um email instruindo sobre o desenvolvimento de ações de Extensão e Cultura. Agora, diante do retorno do calendário das aulas de graduação, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), estamos percebendo que alguns extensionistas estão em dúvida e, por isso, buscamos esclarecer nossos próximos passos.

É importante destacar que permanecemos regidos pelo Decreto Estadual n.º 4.258/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência da pandemia de COVID-19 e, agora, também, pela Resolução 06/2020, do CEP, que define o Ensino Remoto Emergencial.

Também é preciso relembrar que o Comitê instituído, em março, pela Reitoria, para orientar sobre ações de enfrentamento continua ativo e, por meio de reuniões virtuais, procura acompanhar a evolução da pandemia.

Diante das características do momento e, também, da natureza de nossas ações de Extensão e Cultura, que envolvem diretamente o trabalho com a sociedade, permanecemos com uma série de atividades prejudicadas, pois ainda precisamos evitar contatos pessoais próximos e aglomerações. Todavia, temos acompanhado com satisfação as diferentes formas de adaptação que muitos programas e projetos desenvolveram para que, mesmo em forma on-line ou distanciada, continuem a desenvolver ações relevantes para a formação de nossos alunos e apoio à sociedade.

Deste modo, queremos, em nome de toda equipe da PEC, recomendar que:

  • – Nossos alunos bolsistas permaneçam, preferencialmente, em atividades domiciliares. Estamos aguardando as documentações da Fundação Araucária para efetivação do convênio do novo período de bolsas PIBIS e PIBEX, neste sentido, gostaríamos de alertar que existe a possibilidade a primeira bolsa atrasar. Também estamos aguardando a aprovação do orçamento de bolsas com recursos próprios da UEM, pelo CAD, para que possamos chamar os bolsistas de extensão da lista já selecionada em fevereiro de 2020.
  • – Recomendamos que todos vocês, docentes e agentes universitários, acionem a equipe da PEC, por meio de fone, videoconferência, WhatsApp, Skype, entre outras formas, para que se sintam acolhidos por nossa comunidade universitária.
  • – Avaliem a possibilidade de inserir voluntários nas atividades da mesma forma que os bolsistas, preferencialmente, remota.
  • – Projetos de extensão desenvolvidos no Hospital Universitário (HUM) poderão executar atividades presenciais desde que cumprindo as normas sanitárias e com aprovação da equipe da Superintendência do Hospital para organização do fluxo de de pessoas.
  • – Outras ações de extensão que dependam de encontros presenciais devem ter a consulta de sua viabilidade. Vocês podem entrar em contato com a DEX ou com a PEC, que poderão levar as propostas para o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 e verificar a possibilidade ou não das atividades presenciais no campus ou em outros locais, que não o HUM.

Terminamos convidando a todos vocês, orientadores, coordenadores, participantes, bolsistas e voluntários, para participarem do EAEX, que será on-line, em 2020, mas que trará um panorama da força de nossa universidade e da nossa extensão e cultura. As inscrição para submissão de trabalhos vão até dia 25 de agosto. Mais informaçòes no site do evento: www.even3.com.br/eaex2020.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Maringá, 21 de agosto de 2020.

Profa. Dra. Débora de Mello Gonçales Sant’Ana
Pró-Reitora de Extensão e Cultura

Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Diretor de Extensão

Convocação Bolsistas PIBIS e PIBEX 2020/21

A PEC/DEX CONVOCA OS BOLSISTAS classificados (PIBIS - 83 Bolsas e PIBEX 23 Bolsas)  inscritos no Processo de Seleção de Bolsas – 2020/21 da Fundação Araucária – FA/UEM, para assinatura de Termo de Compromisso.

Edital 040/2020-PEC - PIBIS

Edital 041/2020-PEC - PIBEX

Esclarecemos que cada bolsistas convocado receberá no e-mail cadastrado no ato da inscrição, seu contrato para impressão e assinaturas, para devolução via e-mail, com assinatura digitalizadas até o dia 24/08/2020.

A não entrega do Termo implicará automaticamente na desistência da bolsa.

10/08/2020

Equipe DEX

Caderno de extensão da UEM é relançado

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM) relançou, neste sábado (1), o Caderno de Extensão Sebastião, agora com a periodicidade da publicação trimestral com o objetivo de dar visibilidade e valorizar a ação dos extensionistas da Universidade. A publicação é uma iniciativa da PEC em conjunto com a Assessoria de Comunicação (ASC), da UEM, sob a coordenação da pró-reitora da PEC, Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana.

Leia a matéria completa no site da Assessoria de Comunicação ou acesse as edições anteriores clicando na opção ao lado.

03/08/2020

Equipe DEX

3º EAEX - 2020

 

 O 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (3º EAEX 2020) é um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito da extensão nacional em: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. O evento tem como objetivo apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020. As atividades do evento incluem palestras convidadas, rodas de conversa, apresentações de trabalho e atividades culturais.
O Evento acontecerá de forma online, simultaneamente com o EAIC (PPG) e EAEG (PEN), nos dias 29, 30 e 31/10/2020, com as submissões dos trabalhos iniciando no próximo dia 03 de agosto.

Acesse o site do evento e confira a programação completa.

23/07/2020

Equipe DEX

Classificação Geral PIBIS e PIBEX 2020/21

A PEC/DEX divulga o resultado da Classificação Geral dos inscritos no Processo de Seleção de Bolsas PIBIS e PIBEX – 2020/21 da Fundação Araucária – FA/UEM.

Edital 032/2020-PEC - PIBIS

Edital 033/2020-PEC - PIBEX

Esclarecemos que a convocação dos bolsistas contemplados ocorrerá somente após o resultado final a ser publicado pela Fundação Araucária, portanto a DEX não tem ainda a quantidade de bolsas a serem distribuídas.

20/07/2020

Equipe DEX

Edital Resultado Recursos Bolsa PIBEX

O resultado em decorrência dos recursos apresentados ao Edital 027/2020-PEC, dos projetos com inscrição homologadas para Processo de Seleção de Bolsas do Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – 2017 da Fundação Araucária – FA/UEM (Chamada Pública 06/20-FA), realizado pelo Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão, de acordo com os critérios previstos no Edital n.º 023/2020-PEC – ­PIBEX/FA-UEM 2020/21.

Edital 031/2020-PEC

20/07/2020

Equipe DEX

Edital de convocação - UEM no combate ao coronavírus

Essa Demanda complementar é parte da Chamada Pública para a Ação de Extensão contra o novo Coronavírus e objetiva preencher as cotas de bolsas remanescentes das chamadas anteriores.

Edital 030/2020-PEC 

17 de julho de 2020

Equipe DEX

Prorrogada Data de Divulgação da Classificação Geral PIBIS e PIBEX

Devido a dificuldade de reunir, para julgamento dos recursos, o Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos, a PEC/DEX prorroga para o dia 20/07/2020 a data para divulgação da Classificação Geral dos bolsistas e projetos homologados para as bolsas PIBIS e PIBEX, da Fundação Araucária.

Esclarecemos que a prorrogação não prejudicará a vigência do convênio, uma vez que a UEM ainda aguarda o resultados final das chamadas, com o quantitativo de cada bolsa para fazer a convocação.

Edital 028/2020-PEC Alteração do Cronograma PIBIS

Edital 029/2020-PEC Alteração do Cronograma PIBEX

10/07/2020

Equipe DEX

Publicado Editais Homologação das Inscrições PIBIS e PIBEX

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Diretoria de Extensão divulga os Editais de Homologação das Inscrições referentes à BOLSA EXTENSÃO  PIBIS e PIPEX/2020-21, em forma de cadastro de reserva, condicionada ao resultado final das Chamadas Públicas 06 e 08 da Fundação Araucária.

Para maiores informações acesse o menu Bolsa Fundação Araucária.

Alertamos que o prazo recursal é de 2 dias, a partir de hoje.

07/07/2020

Equipe DEX