+

Projeto "UEM contra o novo coronavirus" é tema da Edição Especial do Caderno de Extensão "Sebastião"

Sebastiao 16.PNG                             Edições Anteriores

Está no ar o Caderno de Extensão Sebastião, Edição especial nº 16, "UEM no combate do coronavírus". A publicação resume as ações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em uma grande iniciativa de enfretamento à infecção pela Covid-19, no Paraná, que se encerra agora, em janeiro, depois de meses de muito trabalho.

A UEM foi chamada, junto com outras Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a fazer parte deste Projeto, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UEM). Atendeu à solicitação e se engajou em atividades diversas, que envolveram mais de 250 bolsistas, além de dezenas de servidores e profissionais da saúde.

“Todos sabem que os pesquisadores e cientistas, especialmente, das universidades públicas, onde estão reunidas as mentes brilhantes do nosso país, estão sempre prontos para resolver os problemas que afligem a população. Diante do momento de pandemia, arregaçaram as mangas para dar apoio à sociedade. Aqui no nosso Estado, boa parte das ações dessas pessoas se deu por meio deste Projeto, que, na nossa Universidade, ganhou o nome de “UEM contra o coronavírus”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade de Maringá, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana.

Editais – A iniciativa foi financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).  As solicitações de participação da UEM nesta empreitada vieram em forma de editais do governo do Paraná, e foi a eles que a Universidade atendeu.

O reitor Júlio César Damasceno destacou que a Universidade se preocupou em disponibilizar parte do efetivo do Projeto, “residentes e bolsistas, para auxiliar municípios e regiões com mais dificuldades de ter acesso às informações relativas à Covid-19”. Já o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, declarou que “o Projeto salvou vidas e a ação reafirma a importância da universidade pública, que cresce em momentos de crise”.

É sobre essa grande mobilização que a edição especial do Caderno Sebastião fala. Mostra como a Universidade direcionou conhecimento e pessoal para responder à sociedade, à demanda da pandemia. “A edição traz as histórias de médicos, extensionistas, estudantes, servidores da UEM, profissionais do nosso país, histórias que fortalecem o papel das nossas IEES”, reforçou Débora Sant’Ana. A pró-reitora lembra que os nomes de todos os envolvidos no Projeto podem ser acessados em um  link na última página da publicação.

A produção deste número do Sebastião teve o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASC/UEM), por meio do assessor Elias Gomes de Paula. A edição foi feita pela jornalista da ASC e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho, com o material produzido pela bolsista de comunicação do projeto, a jornalista Vanessa Bellei. A editoração e a capa são de responsabilidade do jornalista e assessor da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), André Luís Scarate. A revisão contou com o trabalho da estagiária de Comunicação e Multimeios da PEC, Milena Massako Ito.

 

Ana Paula Machado Velho