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CARTA EXTENSIONISTA

Prezados professores e agentes universitários extensionistas,

Estamos completando cinco meses de isolamento social e suspensão de atividades presenciais, nesta semana. Acreditamos que, mesmo nos pensamentos mais pessimistas, não tenhamos imaginado que teríamos ações remotas por tanto tempo.

No dia 17 de março, segundo as orientações da Reitoria e do Governo do Estado, enviamos um email instruindo sobre o desenvolvimento de ações de Extensão e Cultura. Agora, diante do retorno do calendário das aulas de graduação, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), estamos percebendo que alguns extensionistas estão em dúvida e, por isso, buscamos esclarecer nossos próximos passos.

É importante destacar que permanecemos regidos pelo Decreto Estadual n.º 4.258/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência da pandemia de COVID-19 e, agora, também, pela Resolução 06/2020, do CEP, que define o Ensino Remoto Emergencial.

Também é preciso relembrar que o Comitê instituído, em março, pela Reitoria, para orientar sobre ações de enfrentamento continua ativo e, por meio de reuniões virtuais, procura acompanhar a evolução da pandemia.

Diante das características do momento e, também, da natureza de nossas ações de Extensão e Cultura, que envolvem diretamente o trabalho com a sociedade, permanecemos com uma série de atividades prejudicadas, pois ainda precisamos evitar contatos pessoais próximos e aglomerações. Todavia, temos acompanhado com satisfação as diferentes formas de adaptação que muitos programas e projetos desenvolveram para que, mesmo em forma on-line ou distanciada, continuem a desenvolver ações relevantes para a formação de nossos alunos e apoio à sociedade.

Deste modo, queremos, em nome de toda equipe da PEC, recomendar que:

  • – Nossos alunos bolsistas permaneçam, preferencialmente, em atividades domiciliares. Estamos aguardando as documentações da Fundação Araucária para efetivação do convênio do novo período de bolsas PIBIS e PIBEX, neste sentido, gostaríamos de alertar que existe a possibilidade a primeira bolsa atrasar. Também estamos aguardando a aprovação do orçamento de bolsas com recursos próprios da UEM, pelo CAD, para que possamos chamar os bolsistas de extensão da lista já selecionada em fevereiro de 2020.
  • – Recomendamos que todos vocês, docentes e agentes universitários, acionem a equipe da PEC, por meio de fone, videoconferência, WhatsApp, Skype, entre outras formas, para que se sintam acolhidos por nossa comunidade universitária.
  • – Avaliem a possibilidade de inserir voluntários nas atividades da mesma forma que os bolsistas, preferencialmente, remota.
  • – Projetos de extensão desenvolvidos no Hospital Universitário (HUM) poderão executar atividades presenciais desde que cumprindo as normas sanitárias e com aprovação da equipe da Superintendência do Hospital para organização do fluxo de de pessoas.
  • – Outras ações de extensão que dependam de encontros presenciais devem ter a consulta de sua viabilidade. Vocês podem entrar em contato com a DEX ou com a PEC, que poderão levar as propostas para o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 e verificar a possibilidade ou não das atividades presenciais no campus ou em outros locais, que não o HUM.

Terminamos convidando a todos vocês, orientadores, coordenadores, participantes, bolsistas e voluntários, para participarem do EAEX, que será on-line, em 2020, mas que trará um panorama da força de nossa universidade e da nossa extensão e cultura. As inscrição para submissão de trabalhos vão até dia 25 de agosto. Mais informaçòes no site do evento: www.even3.com.br/eaex2020.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Maringá, 21 de agosto de 2020.

Profa. Dra. Débora de Mello Gonçales Sant’Ana
Pró-Reitora de Extensão e Cultura

Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Diretor de Extensão