35º. SEURS - Internacionalização da Extensão

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS é o principal evento de extensão do sul do Brasil. Tem como objetivo promover o intercâmbio entre as Instituições de Ensino, estimular as discussões sobre os caminhos da extensão e fomentar a troca de experiências sobre as ações de extensão entre as Instituições de Ensino Superior do sul do Brasil e a comunidade.

O 35° SEURS está sediado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, sendo organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e o Instituto Federal do Paraná – IFPR. As três instituições realizadoras do evento compartilham semelhanças em suas relações com a comunidade da região fronteiriça e são especialmente impactadas pela forma como a região sul do Brasil se insere nos processos de integração econômica, social e cultural do Mercado Comum do Sul – Mercosul. Por essa razão, a 35° edição do SEURS traz como tema a Internacionalização da Extensão, enfatizando o seu caráter latino-americanista e o compromisso com a transformação da sociedade.

No marco das discussões da Internacionalização da Extensão é necessário avaliar soluções que apontem novos caminhos, além dos tradicionais intercâmbios acadêmicos, explorando experiências que privilegiem a criação de fluxos de compartilhamento de informação e conhecimentos por meio de redes de cooperação de atuação local, regional e internacional. Esta reflexão ressalta a necessidade de oferecer aos extensionistas novas oportunidades e novos campos de atuação, a fim de fortalecer as trocas de experiências a partir de vivências em diferentes comunidades, além de ampliar o alcance das atividades acadêmicas, presencialmente ou à distância. É com o aprofundamento do diálogo com os países latino-americanos, em especial com Argentina, Paraguai e Uruguai, que a internacionalização da extensão mostra sua maior contribuição, construindo novas relações entre as instituições de ensino superior e as comunidades.

Para a construção desse diálogo, a programação do SEURS é composta por mesas temáticas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos e apresentações culturais, afirmando este evento como uma grande oportunidade para compartilhar experiências e desenvolver debates e práticas extensionistas, aproveitando do ambiente multicultural da fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil.

Os interessados em submeter trabalhos para o Evento 35° SEURS devem participar dos processos de seleção em suas respectivas Instituições de Ensino.
Mais informações:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse: https://unila.edu.br/35seurs/

09/06/2017

Equipe DEX